OLT Furukawa Ligthdrive LD30xx
Introdução
Uma OLT é um equipamento fundamental em redes FTTx. Sua função é dividir o acesso aos dispositivos da rede de fibra óptica e gerenciar assuntos como controlar quem pode usar, gerenciar a quantidade de internet que cada pessoa utiliza e oferecer serviços diferenciados. O reconhecimento das OLTs da Furukawa deve-se à combinação de qualidade do produto, produção nacional com tecnologia adaptada, suporte técnico eficiente e à oferta de uma solução completa e escalável para o mercado de provedores de internet.
Caminho: Menu Sistema > Provedor > Transmissores (OLT) > Novo.
- LD3008
- LD3032
- LD2000
- LD3000
Funcionalidades:
Testes de conexão
Ao executar o teste de conexão entre o IXC Provedor e a OLT, é possível identificar se o sistema está conectando corretamente com a OLT, assim possibilitando as outras funcionalidades.
Buscar ONU's desautorizadas
Uma ONU desautorizada não está autenticada no sistema. A busca por essas ONUs ajuda a identificar e gerenciar dispositivos perdidos, autorizando ou removendo-os. Para visualizá-las, acesse: Menu Sistema > Provedor > Autorizar ONUs > Consultar Todas ou, para a Furukawa, clique em consultar por OLT, selecione Furukawa LightDrive e clique em Consultar.
As OLTs possuem 8 ou 16 PONs em um slot, com interface padrão 1/1/#PON#, facilitando a gestão de múltiplas portas na mesma unidade.
Sincronizar OLT
A função de sincronização na OLT é essencial para garantir a atualização e integridade dos dados do equipamento junto ao IXC Provedor. Entre as operações realizadas nessa função, destacam-se:
- Sincronização da descrição do equipamento (nome do equipamento);
- Sincronização de ONU's para autorização;
- Sincronização das interfaces da OLT.
Gravar Dispositivo/Autorizar ONU
O sistema faz a autorização da ONU conforme do perfil selecionado e desejado para ativar a ONU na OLT.
Desautorizar ONU
Para desautorizar uma ONU, precisa editar o cliente fibra em Menu Sistema > Provedor > Cliente Fibra > Desautorizar ONU.
Dados de Potência
A potência refere-se à intensidade do sinal óptico transmitido pela OLT e que percorre a fibra óptica até as unidades de rede óptica (ONUs), que atuam como dispositivos receptores do lado do cliente. No sistema, para consultar a potência de uma ONU relacionada à OLT da Furukawa, é necessário acessar o cliente de fibra, selecionar a ONU e clicar no botão Potência/Resumo ONU.
Monitoramento de Potência
A tarefa de [monitoramento de potência de ONUs](menu sistema/provedor/transmissores (olt)/monitoramento de potencia de onus) é responsável por coletar informações sobre a potência e compará-las com a configuração definida na interface do transmissor, referente ao limite de potência da ONU. Esta comparação indica se o sinal está regular (menor que o valor estabelecido), irregular (maior que o valor estabelecido) ou indefinido (quando não há configuração). Além disso a tarefa adiciona o histórico de potência.
Backup da OLT
Configuração de backup de transmissores disponível para este modelo.
Cadastrando uma nova OLT Furukawa
- Acesse o menu Sistema > Provedor > Transmissores (OLT) > Novo.
- No campo Fabricante, selecione OLT Furukawa Gpon Lightdrive.
- Preencha a descrição da OLT.
- Selecione o ponto de transmissão.
- Preencha o IP da OLT, bem como o login e a senha de acesso web.
- Preencha a porta Telnet, normalmente a porta 23.
- Marque o campo Ativo como Sim.
- Salve.
Considerações Finais
OLT Furukawa Lightdrive otimiza redes FTTx com testes, gestão de ONUs desautorizadas, sincronização com IXC, monitoramento de potência, perfis personalizáveis e integração com backups, garantindo segurança, confiabilidade e melhor atendimento.
Etiquetas
#FurukawaLightdrive #AutorizaçõesDeONU #BackupDeTransmissores #GerenciamentoDeRede