Especificações dos municípios na Integração para Emissão das NFS-e

Introdução

Este documento detalha as especificações necessárias para a integração do Sistema com a webservice utilizada pelos municípios para emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e). A integração permite a automatização do processo de emissão fiscal, garantindo conformidade com as regulamentações municipais.

Observação

A integração com cada município requer um processo de homologação específico que valida a conformidade do Sistema com os requisitos da prefeitura.

Especificações das Integrações NFS-e

Ceará (Estado)

UFMunicípioEspecificações
CEItaitinga Configuração: Gerar token de integração no site da prefeitura e inserir na aba NFS-e da filial.

Informar o CNAE de 9 dígitos obtido junto à prefeitura no cadastro da filial ou classificação tributária para evitar erros.
CEJuazeiro do NorteCorreção de Erros: Em caso de erro ao emitir uma nota, ao corrigir é necessário alterar o número do RPS, pois a prefeitura já terá recebido o número anterior com erro.
CEEuzébioCorreção de Erros: Em caso de erro ao emitir uma nota, ao corrigir é necessário alterar o número do RPS, pois a prefeitura já terá recebido o número anterior com erro.
CEFortalezaNão é necessário informar o código verificador da Inscrição Municipal, ou seja, o último dígito da Inscrição deve ser desconsiderado nas configurações da filial. O código de tributação do município é o CNAE, que possui 9 dígitos, e pode ser encontrado no site da prefeitura.

Distrito Federal

UFMunicípioEspecificações
DFBrasília Utilizar sempre a série com dígito 3.

O código de tributação do município sempre será a lista de serviço sem pontuação.

Goiás (Estado)

UFMunicípioEspecificações
GOGoiânia Configurações: No cadastro da cidade, é necessário preencher o campo “Código de cidade (NFS-e)” com o código 25300. Esse código pode ser verificado no site da prefeitura, utilizando o acesso do contribuinte.

Na configuração da classificação tributária, na aba ISSQN, marcar “local de prestação” como prestador.

A primeira nota deve ser emitida no ambiente de homologação. Após a emissão, é necessário solicitar liberação do ambiente de produção via e-mail (suporte.nfse@goiania.go.gov.br).

Maranhão (Estado)

UFMunicípioEspecificações
MASão Luis Configurações: Na aba NFS-e do cadastro da filial, preencha o campo “Exigibilidade ISS” de acordo com as opções disponíveis no manual de integração disponibilizado no portal da prefeitura.

Necessário preencher a informação da Natureza da operação na classificação tributaria vinculada ao produto. (Observação: O código deve ser consultado no manual do RPS disponibilizado no portal da prefeitura.)

Necessário preencher o “Código do SIAFI” no cadastro das cidades.

Mato Grosso (Estado)

UFMunicípioEspecificações
MTAripuanãGerar token de integração na prefeitura e inserir no campo de senha de acesso na aba NFS-e do cadastro da filial.

Mato Grosso do Sul (Estado)

UFMunicípioEspecificações
MSCampo GrandeÉ necessário realizar a integração com a Focus, já que a prefeitura não possui comunicação via webservice;

Configuração: O token gerado pela Focus deve ser inserido na aba NFS-e do cadastro da filial.

Minas Gerais (Estado)

UFMunicípioEspecificações
MGBrasilândia de MinasGerar token de integração na prefeitura e inserir código na aba NFS-e do cadastro da filial.
MGContagem Configuração informar o CNAE principal e o CNAE complementar no cadastro da filial ou na classificação tributária, utilizando o mesmo CNAE que consta no código de tributação.

Observação: O código de tributação do município é representado pelo CNAE de 9 dígitos, que inclui tanto o CNAE principal quanto o complementar.
MGJaboticatubasO código de tributação do município é a lista de serviço com 4 dígitos sem ponto (exemplo: 0107, 3101, etc)
MGJuiz de ForaNão é necessário utilizar login e senha no cadastro da filial, pois o acesso é realizado por meio de certificado.

Configuração: Preencher o campo código de tributação do município, que possui 9 dígitos e pode ser encontrado no site da prefeitura, na seção de cadastro da empresa.
MGPará de Minas Configuração: Preencher o campo código de tributação do município com o CNAE de 7 dígitos e o CNAE complementar de 2 dígitos (ex: 631190001).

Observação: O código pode ser obtido no site da prefeitura, pesquisando pelo cadastro do contribuinte e acessando as atividades

Pará (Estado)

UFMunicípioEspecificações
PABelémÉ necessário realizar a integração com a Focus, já que a prefeitura não possui comunicação via webservice;

Configuração: O token gerado pela Focus deve ser inserido na aba NFS-e do cadastro da filial.

 O código de tributação do município é o CNAE com 9 dígitos que pode ser consultado no site da prefeitura, no cadastro da empresa.
PAOriximiná O código de tributação do município é a lista de serviço sem pontuação.

Paraíba (Estado)

UFMunicípioEspecificações
PBCuitéO provedor deve gerar um token do ambiente de produção no portal da prefeitura. Em seguida, deve-se inserir o código do Token na aba NFS-e no cadastro da filial.

Paraná (Estado)

UFMunicípioEspecificações
PRFrancisco BeltrãoCorreção de Erros: Em caso de erro ao emitir uma nota, ao corrigir é necessário alterar o número do RPS, pois a prefeitura já terá recebido o número anterior com erro.
PRNova Prata do Iguaçu O código de tributação do município é a lista de serviço sem pontuação.

Necessário preencher a informação da Natureza da operação na classificação tributaria vinculada ao produto.
PRTelêmaco Borba Necessário preencher a informação da Natureza da operação na classificação tributaria vinculada ao produto.

Observação: A natureza da operação será o código da “Situação Tributária” no manual de integração.
PRToledoCorreção de Erros: Em caso de erro ao emitir uma nota, ao corrigir é necessário alterar o número do RPS, pois a prefeitura já terá recebido o número anterior com erro.

Rio de Janeiro (Estado)

UFMunicípioEspecificações
RJCampo dos GoytacazesO código de tributação do município é o CNAE, que possui 9 dígitos, e pode ser encontrado no site da prefeitura com o acesso do cliente.

Rio Grande do Sul

UFMunicípioEspecificações
RSSão Miguel das MissõesCorreção de Erros: Em caso de erro ao emitir uma nota, ao corrigir é necessário alterar o número do RPS, pois a prefeitura já terá recebido o número anterior com erro.

Rondônia (Estado)

UFMunicípioEspecificações
ROAlvorada do OesteNecessário consultar o código de tributação do município e o Token de integração no portal da prefeitura, deve ser consultado com o cadastro do contribuinte.

Santa Catarina (Estado)

UFMunicípioEspecificações
SCFlorianópolisNecessário as informações: Client ID e Client Secret, essas informações devem ser solicitadas para a prefeitura, e vinculadas no cadastro da filial.

As informações, ID do CNAE, AEDF-e e CFPS pode ser consultados no portal da prefeitura com o acesso do contribuinte.
SCMeleiroNecessário gerar Token para a integração no portal da prefeitura utilizando o acesso do contribuinte.
SCMorro da FumaçaÉ necessário informar a natureza da operação na classificação tributária.

Observação: A natureza da operação corresponde ao código da “Situação Tributária” conforme descrito no manual de integração
SCPalhoçaÉ necessário informar a natureza da operação na classificação tributária.

Observação: A natureza da operação corresponde ao código da “Situação Tributária” conforme descrito no manual de integração
SCPrincesaÉ necessário informar a natureza da operação na classificação tributária.

Observação: A natureza da operação corresponde ao código da “Situação Tributária” conforme descrito no manual de integração
SCTubarãoNecessário gerar um Token da API no portal da prefeitura e inserir informação no cadastro da filial na aba NFS-e.
SCGaspar Necessário preencher a informação da Natureza da operação na classificação tributaria vinculada ao produto.

Observação: O documento “Listagem de Operações ISSQN” disponível no portal da prefeitura apresenta todas as operações autorizadas. Utilize o código correspondente sem pontuação, como por exemplo: 59, 51, entre outros.

São Paulo (SP)

UFMunicípioEspecificações
SPBarueriÉ necessário realizar a integração com a Focus, já que a prefeitura não possui comunicação via webservice;

Configuração: O token gerado pela Focus deve ser inserido na aba NFS-e do cadastro da filial.
SPCruzeiroUtilizar o CNAE municipal de 4 dígitos, que pode ser obtido no site da prefeitura.

Configuração: Informar o CNAE no cadastro da filial ou classificação tributária para evitar erros.
SPCampinas Configurações: Na aba NFS-e do cadastro da filial, preencha o campo “Exigibilidade ISS” de acordo com as opções disponíveis no manual de integração disponibilizado no portal da prefeitura.

Informar a natureza da operação na classificação tributária segundo o manual de integração.

Preencher CNAE de 7 dígitos na filial e um CNAE complementar com 2 dígitos, conforme cadastro da empresa no site da prefeitura.
SPSão Paulo Configuração: É preciso indicar a natureza da operação na classificação tributária com a letra que definirá a situação do RPS.

Observação: O manual de envio de arquivos disponível no portal da prefeitura contém todos os códigos válidos. Por exemplo, utilize a letra “T” para operações tributadas em São Paulo.

Atenção

As especificações descritas neste documento são registradas com base nas demandas homologadas pela nossa equipe. É importante atentar-se às orientações e especificações definidas pelo seu município, conforme indicado no manual de integração.

Considerações Finais

A integração para emissão de NFS-e requer atenção às especificidades de cada município e constante atualização conforme novas regulamentações são implementadas. O Sistema mantém-se atualizado para garantir conformidade e eficiência operacional.

Etiquetas

NFSe IntegracaoFiscal DocumentosFiscais Homologacao Municipios

Leia Também