Entrada Compra com Arquivo XML

Introdução

A entrada de notas com XML é uma funcionalidade que otimiza o processo de entradas de mercadorias e produtos no sistema, onde as informações da entrada são preenchidas conforme a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) emitida pelo fornecedor, trazendo todas as informações, produto, tributos e valores do arquivo XML.

Acesso ao Formulário

Caminho: Menu Sistema > Entradas > Nova entrada XML

Benefícios

  • Agilidade no Processamento: Automatiza o preenchimento de dados, reduzindo o tempo necessário para processar cada nota fiscal.
  • Redução de Erros: Minimiza erros humanos na digitação de informações, assegurando que os dados inseridos sejam precisos e completos.
  • Eficiência Operacional: Facilita o controle de estoque e a atualização dos registros fiscais e contábeis com maior rapidez e precisão.

Considerações Importante

  • A funcionalidade de Entrada com XML será utilizada exclusivamente para Notas Fiscais Eletrônicas do modelo 55. Outros modelos de notas fiscais devem ser lançados por meio de entrada manual.
  • Ao vincular um pedido de compra, o sistema não importará automaticamente os itens do pedido para a aba de produtos, realizando apenas o vínculo entre eles.
  • Na entrada XML, o pedido de compra pode ser vinculado apenas durante o processo de importação do XML, não sendo possível fazer o vínculo após essa etapa.
  • Caso as datas de emissão e entrada não sejam informadas, o sistema utilizará automaticamente a data presente no XML.

Passo a Passo: Nova Entrada com Arquivo XML

  1. Acesse o menu Sistema > Entradas > Compra;
  2. Clique no botão Nova entrada XML e preencha os campos:
    • Arquivo XML: No botão Arquivos, selecione o arquivo XML da nota fiscal disponibilizada pelo fornecedor;
    • Tipo de Documento: Selecione o tipo de documento configurado para a movimentação que deseja realizar;
    • Condições de Pagamento: Selecione a forma de pagamento que definirá a quantidade de parcelas a serem geradas no contas a pagar;
    • Pedido de Compra: Caso a entrada possua um pedido de compra e deseje vincular a movimentação, selecione o pedido desejado;
    • Data de Emissão: Informe a data em que está realizando a entrada;
    • Data de Entrada: Informe a data em que o produto entrará em seu estoque;
  3. Após preencher os campos, clique em Próximo;
  4. Na aba Frete, preencha os seguintes campos:
    • Frete por conta: Este campo define o método de frete realizado. Observação: Caso deseje que o valor do frete seja contabilizado ao valor total da entrada, é necessário definir a modalidade com a opção Destinatário;
    • Manter base de tributos conforme XML: Se este campo estiver selecionado como Sim, a base de cálculo dos impostos será mantida conforme os dados no XML, sem considerar alterações no tipo de frete. Por outro lado, se estiver selecionado como Não e ocorrer uma alteração no tipo de frete, o valor da base de cálculo dos impostos será atualizado;
    • Transportadora: Este campo permite definir a transportadora utilizada para o frete quando selecionada a opção Emitente ou Destinatário;
  5. Após preencher os campos, clique em Próximo;
  6. Na aba Conferir Produtos, no campo CFOP, clique no ícone de edição e informe o código de CFOP correspondente ao tipo de entrada;
  7. Em seguida, clique em Editar e preencha os campos Produto;
  8. Revise as informações do produto e clique em Salvar;
  9. Clique em Próximo para seguir;
  10. Na aba Informações Complementares, o sistema apresentará as informações adicionais inseridas pelo fornecedor;
  11. Clique em Próximo para seguir;
  12. Por fim, na aba Conferir Tributos da NF, você deve conferir os tributos totais da Nota Fiscal. Importante: caso encontre alguma divergência e queira alterar, volte para a respectiva etapa, frete ou produto.
  13. Para concluir, clique em Finalizar Entrada.

Observação:

Caso o provedor tenha mais de uma filial, o Sistema reconhecerá a entrada da nota pela filial que o usuário está logado. A mesma regra aplica-se para a entrada do produto, que puxará a informação para o almoxarifado padrão.

Fluxo de Trabalho

graph TD
    A[Início] --> B[Acessar Menu Sistema]
    B --> C[Selecionar Entradas]
    C --> D[Clicar em Compras]
    D --> E[Clicar em Nova entrada XMl]
    E --> F[Preencher Aba Tipo documento e XML]
    F --> G[Conferir Frete]
    G --> H[Conferir produtos]
    H --> I[Conferir Informações complementares]
    I --> J[Conferir tributos da NF]
    J --> K[Finalizar entrada]
    K --> L[Fim]

Considerações Finais

O processo de entrada de compra com XML é uma forma eficiente de assegurar a precisão das informações fiscais e tributárias. Ao seguir as etapas descritas acima, você realizará as entradas de compras de forma organizada, alinhada aos parâmetros estabelecidos pela sua empresa.

Etiquetas

XML NotaFiscal Tributos CFOP CST Entradas

Leia Também