Glossário do Sistema

Introdução

Ao utilizar o sistema, você pode se deparar com siglas que especificam atividades ou que nomeiam parâmetros que exigem configuração para a realização de tarefas. Este documento tem como objetivo apresentar os conceitos das principais siglas utilizadas no sistema.

Estrutura do Glossário

Nosso glossário é estruturado com a sigla utilizada no sistema, seguida de sua descrição e seus conceitos.

Como Usar o Glossário

  • Busca Rápida: Use a função de busca do seu navegador (geralmente Ctrl+F) para encontrar rapidamente uma sigla específica.
  • Contextualização: Ao encontrar uma sigla no sistema, consulte este glossário para entender seu significado completo e contexto.
  • Atualização Contínua: Este glossário é um documento vivo. Novas siglas podem ser adicionadas conforme o sistema evolui.

Siglas Fiscais

SiglasDescriçãoConceito
CFOPCódigo Fiscal de Operações e PrestaçõesCódigo que identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Diferentes tipos de CFOP separam as notas fiscais por tipo (entrada ou saída), por região e por natureza da operação.
CNAEClassificação Nacional de Atividades EconômicasCódigo utilizado para categorizar empresas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e até mesmo profissionais autônomos através de identificadores específicos. Esses códigos, padronizados em todo o país, são empregados nos cadastros e registros das administrações federal, estadual e municipal.
SPEDSistema Público de Escrituração DigitalSistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
EFD ICMS IPIEscrituração Fiscal DigitalCompõe-se da totalidade das informações (livros fiscais), em meio digital, necessárias à apuração do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS e/ou do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, bem como outras informações econômico-fiscais correlatas
EFD ContribuiçõesEscrituração Fiscal Digital PIS e CofinsArquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo.
PVAPrograma Validador e AssinadorSoftware disponibilizado pela Receita Federal para a realização das operações envolvendo o SPED, como a validação do arquivo, para os contribuintes;
NCMNomenclatura Comum do MercosulNomenclatura regional para categorização de mercadorias adotada pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai desde 1995, sendo utilizada em todas as operações de comércio exterior dos países do Mercosul.
SEFAZSecretaria de Estado da FazendaÓrgão vinculado ao Ministério da Fazenda, tem a responsabilidade de fiscalizar, pagar, arrecadar e controlar os recursos públicos provenientes da respectiva unidade federativa.
SCMServiço de Comunicação Multimídiaserviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, permitindo inclusive o provimento de conexão à internet, utilizando quaisquer meios, a Assinantes dentro de uma Área de Prestação de Serviço.
ANATELAgência Nacional de TelecomunicaçõesEntidade estatal responsável por regular o setor brasileiro de telecomunicações, fiscalizando, editando normas e intermediando conflitos entre operadoras e consumidores.
DICISistema de Dados, Informação, Conhecimento e InteligênciaSistema de coleta de dados setoriais de telecomunicações da Anatel, sendo obrigatório a todos os provedores informarem os dados referentes aos serviços prestados, além de dados econômicos e de infraestrutura.
STFCServiço Telefônico Fixo ComutadoServiço de telecomunicações que, por meio de transmissão de voz e de outros sinais, destina-se à comunicação entre pontos fixos determinados, utilizando processos de telefonia.
SVAServiços de Valor AgregadoSigla usada para descrever serviços como antivírus, assistência residencial, streaming de vídeo e de áudio. A Anatel define como Serviço de Valor Agregado (SVA) toda e qualquer prestação de serviço, que seja auxiliar às atividades de telecomunicações.
NF-eNota Fiscal EletrônicaDocumento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes.
NFS-eNota Fiscal de Serviços EletrônicaA Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.
MDF-eManifesto Eletrônico de Documentos FiscaisDocumento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada.
NFC-eNota Fiscal de Consumidor EletrônicaDocumento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
CC-eCarta de Correção EletrônicaDocumento fiscal que permite corrigir erros de notas fiscais do modelo 55 já emitidas.

Siglas Tributos

SiglasDescriçãoConceito
CSTCódigo de Situação TributáriaCódigos que identificam a situação tributária das mercadorias ou serviços. CST é utilizado pelos contribuintes que optam pelo regime normal (Luro Real ou Lucro Presumido).
CSOSNCódigo de Situação da Operação do Simples NacionalCódigos que identificam a situação tributária das mercadorias ou serviços. CSOSN é utilizado pelos contribuintes optantes pelo regime do Simples Nacional.
ISSQN ou ISSImposto Sobre Serviços de Qualquer NaturezaTributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. Ele é recolhido pelos municípios e pelo Distrito Federal, e quase todas as operações envolvendo serviços geram a cobrança deste tributo. (Observação: Tributação utilizada nas notas fiscais de serviço, modelo 13)
COFINSContribuição para o Financiamento da Seguridade SocialTributo federal brasileiro que incide sobre a receita bruta de todas as empresas.
ICMSImposto sobre Circulação de Mercadorias e ServiçosICMS é a sigla que identifica o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.
IPIImposto sobre Produtos IndustrializadosTributo de competência federal, sendo que sua incidência está relacionada à saída do estabelecimento industrial equiparado à industrial e/ou na importação com o desembaraço de mercadoria estrangeira.
PISPrograma de Integração Social e de Formação do Servidor PúblicoTributo que que tem como finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando melhor distribuição da renda nacional.
IRRFImposto de Renda Retido na FonteTributo recolhido por empresas e organizações de seus colaboradores, sendo debitado direto na folha de pagamento, ou quando contratam serviços de pessoas físicas.
CSLLContribuição Social sobre o Lucro LíquidoContribuição criada pela Lei 7.689/1988 para que todas as Pessoas Jurídicas (PJ) e as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda (IR) possam apoiar financeiramente a Seguridade Social;
FUSTFundo de Universalização dos Serviços de TelecomunicaçõesTributo pago por empresas de telecomunicações para financiar a implantação de serviços de telecomunicações em regiões com baixa densidade demográfica e baixa dinâmica econômica.
FUNTTELFundo para o Desenvolvimento Tecnológico das TelecomunicaçõesFundo de natureza contábil que tem o objetivo de estimular o processo de inovação tecnológica, incentivar a capacitação de recursos humanos, fomentar a geração de empregos e promover o acesso de pequenas e médias empresas a recursos de capital, de modo a ampliar a competitividade da indústria brasileira de telecomunicações
ICMS STICMS Substituição TributáriaRegime em que a responsabilidade pelo pagamento do ICMS sob as operações de vendas de mercadorias ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte que não àquele responsável pela venda do produto.

Siglas Técnicas

SiglasDescriçãoConceito
ONUOptical Network UnitEquipamento usado em redes de fibra óptica
PONPassive Optical NetworkTipo de rede óptica passiva
IPInternet ProtocolProtocolo de comunicação de rede
MACMedia Access ControlEndereço físico de dispositivos de rede

Siglas e Termos Relacionados à Integrações e Conectividade entre Sistemas

Siglas/TermosDescriçãoConceitoCaso de Uso
MVNOMobile Virtual Network OperatorSigla em inglês para Mobile Virtual Network Operator (Operadora Móvel Virtual). É uma empresa que fornece através da compra do direito de uso da infraestrutura de operadoras tradicionais.Integração MVNO, linha MVNO
MVNAMobile Virtual Network AggregatorSigla para uma empresa ou entidade que atua como um agregador de serviços para MVNOs (Mobile Virtual Network Operator - Operadores de Rede Móvel Virtual). Facilita a conexão entre MVNOs e operadores de rede móvel tradicionais.
Google CalendarGoogle Agenda/Calendário do GoogleÉ um serviço de agenda e calendário fornecido pelo Google, utilizada para o gerenciamento de eventos, tarefas e compromissos pessoais ou de uma equipe.Configuração Agenda de Usuários com o Google Calendar
TokenCódigo ou senha que consiste em uma combinação de caracteres gerado para a validação de identidade ou autorização entre sistemas/contas envolvidasUm token é uma espécie de senha digital que pode ser utilizado para comprovar que você é quem diz ser ao acessar um sistema. No contexto do sistema IXC, tokens são utilizados para a autenticação de um outro serviço no sistema, permitindo que as plataformas envolvidas troquem dados.Token de autenticação utilizado em integrações para estabelecer a comunicação entre as plataformas
CRMCustomer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente)Estratégia ou sistema utilizado pelas empresas para a gestão de integrações com clientes ou potenciais clientes.Rotina de Cobrança (CRM de Cobrança), CRM de Vendas
VoIPVoice Over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo de Internet, ou IP)Tecnologia que permite a transmissão de voz pela internet.Integração de uma plataforma de telefonia VoIP
SIPSession Initiation ProtocolProtocolo utilizado no contexto de VoIP. Descreve como as sessões de comuicação são estabelecidas, suporta recursos como transferência de chamadas, encaminhamento e conferências.Linha SIP
TrunkTronco VoIPRefere-se à um canal de comunicação VoIP onde um grande volume de chamadas são transmitidas simultaneamente.Linha SIP do tipo Trunk
SMTPSimple Mail Transfer Protocol (Protocolo Simples de Transferência de Correio)Protocolo de envio de correio eletrônico utilizado em plataformas de E-mail, utilizado para enviar e-mails pela internet.Integração de E-mail SMTP
APIApplication Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação)São mecanismos que permitem que duas plataformas de Software troquem dados e se comuniquem, atuando como uma ponte entre elas. Utiliza um conjunto de protocolos que permitem que estas plataformas se conectem.-
Call CenterCentro de atendimentoEmpresa especializada no gerenciamento de comunicações com clientes. Integra-se ao IXC como um usuário com acesso, permitindo verificar informações relevantes para a prestação de atendimento.Usuário Call Center
OmnichannelPlataforma de comunicação multicanalEstratégia de atendimento e relacionamento com o cliente que busca oferecer uma experiência integrada.Utilizado no sistema IXC através da Integração Omnichannel - Opa! Suite, para o envio de mensagens.
VariáveisEstruturas coringas para substituição de elementosEm mensagens, variáveis são elementos dinâmicos que podem ser personalizados ou substituídos por valores específicos para cada destinatário ou contexto. Elas são amplamente utilizadas em sistemas de comunicação, como e-mails, mensagens de texto, notificações push e chatbots, para tornar as mensagens mais relevantes e personalizadas.Variáveis em mensagens de E-mail, SMS, Omnichannel, Notificação push.
Batch (VoIP)“Lote”Configurações de um ramal, como um plano ou uma especificação do ramal SIP.Batches para Integração VoIP - VSC. Tarefa - Importar Batches VSC
CDRCall Detail RecordRegistro detalhado de uma chamada telefônica através de uma rede VoIP. Contém informações essenciais sobre a chamada, como origem, destino, duração, entre outras.Importação de ligações em integrações de telefonia fixa.
Dashboard”Painel de controle”É uma interface visual que exibe informações importantes de forma gráfica, facilitando a análise e monitoramento de dados relevantes.Dashboards do IXC Soft
QR CodeQuick Response Code (Código de Resposta Rápida)Código visual escaneável que facilita a vinculação do autenticador à conta do usuário.Autenticação em Dois Fatores (2FA) - MASTER ABRIL 2025
2FATwo-Factor Authentication (Autenticação em Dois Fatores)É um método de segurança que exige dois tipos diferentes de verificação antes de conceder acesso a uma conta ou sistema.Autenticação em Dois Fatores (2FA) - MASTER ABRIL 2025
Código de ativação-Sequência alfanumérica utilizada para registrar o autenticador em um novo dispositivo.Autenticação em Dois Fatores (2FA) com Google Authenticator MASTER ABRIL 2025, Autenticação em Dois Fatores (2FA) com Microsoft Authenticator MASTER ABRIL 2025
Código de 6 dígitosExemplo: 123 456Senha temporária gerada pelo autenticador, necessária para concluir a autenticação em duas etapas.Autenticação em Dois Fatores (2FA) - MASTER ABRIL 2025

Considerações Finais

Este glossário de siglas e termos é uma ferramenta essencial para todos os usuários do Sistema. Ele promove uma compreensão uniforme dos termos técnicos utilizados, facilitando a comunicação e melhorando a eficiência operacional.

Etiquetas

Glossario Siglas Documentacao SistemaTermos Integracoes

Leia Também