Como Reprocessar Logs Gateway

Introdução

O reprocessamento de logs do gateway é uma função importante para assegurar a integridade e a atualização dos registros de comunicação entre Sistemas. Com essa ferramenta, é possível corrigir falhas eventuais no processamento, sincronizar dados e garantir que as informações registradas pelo gateway estejam corretas.

Acesso ao Formulário

Caminho: Menu Configurações > Logs > Logs Gateway

Benefícios

  • Correção de registros que estão inconsistentes ou incompletos.
  • Sincronização de dados entre os sistemas.
  • Recuperação de informações perdidas durante falhas de comunicação.
  • Melhoria na qualidade e confiabilidade dos dados para análises e relatórios.
  • Facilidade na resolução de problemas.

Conceito

O log gateway mostra o status de um título gerado em seu Sistema por uma carteira de cobrança do modelo Gateway, API ou Pix avulso. Os status podem ser: Pago, Cancelado ou Aguardando Pagamento. Se algum recebimento não foi registrado no Sistema, é possível reprocessar o log gateway para efetuar a baixa.

Para consultar um log gateway:

  1. Acesse o Menu “Configurações”.
  2. Clique em “Logs”.
  3. Selecione “Logs Gateway”.
    • Isso abrirá a lista “Log Tarefa Gateway”, onde estarão os últimos logs gateway recebidos em seu Sistema.

Nesse ambiente, você pode verificar o Status de Requisição para ver se está como Sucesso ou Pendente. O log pode ser reprocessado em qualquer status, mas se estiver Pendente, você pode aguardar o processamento automático, que pode demorar até 3 horas, ou processar o log manualmente.

Aviso!

Para saber como reprocessar um log gateway manualmente, siga os passos abaixo.

Passo a Passo - Como Reprocessar Logs Gateway

  1. Acesse o menu Configurações
  2. Clique em Logs
  3. Selecione Logs Gateway
  4. Na lista de Logs Gateway, procure a seção de Filtros
  5. Preencha e busque pelo filtro desejado, ou simplesmente clique na caixa de pesquisa e pressione enter para carregar a lista de logs
  6. Selecione o log que deseja reprocessar e clique em Visualizar
  7. Nesta janela de visualização do log, você terá acesso a várias informações sobre o recebimento deste título no Sistema, sendo elas: - ID: identificação única do registro. - Gateway: nome do gateway de pagamento utilizado. - Carteira de cobrança: especifica a carteira de cobrança associada. - Contas a receber: indica a conta a receber relacionada ao registro. - Charge ID: identificação da cobrança no sistema de pagamento. - Log: mensagem de log referente ao status da fatura. - Dados: campo que contém informações detalhadas sobre a transação. - Request: descrição ou nota sobre a requisição realizada. - Status de requisição: indica o resultado da requisição (Pendente, Sucesso, Falhou). - Número de tentativas de processamento: quantidade de tentativas feitas para processar a transação no Sistema. - Data e hora: registro da data e hora do evento ou transação. - ID lote retorno: identificação do lote de retorno associado.
  8. Clique no botão Processar log localizado na parte superior da tela
  9. Confirme a ação na janela de diálogo que será exibida
  10. Aguarde o Sistema processar a solicitação
  11. Verifique o status atualizado dos logs reprocessados na lista e busque por esta conta a receber, para verificar se o status do título foi atualizado.
  12. Fim.

Fluxo de Processo

graph TD
    A[Início] --> B[Acesse o menu Configurações]
    B --> C[Clique em Logs]
    C --> D[Selecione Logs Gateway]
    D --> E[Use a seção de Filtros]
    E --> F{Deseja usar filtros específicos?}
    F -->|Sim| G[Preencha filtros desejados]
    F -->|Não| H[Atualize a Grid geral]
    G --> I[Busque logs]
    H --> I
    I --> J[Selecione o log desejado]
    J --> K[Clique em Visualizar]
    K --> L[Analise as informações do log]
    L --> M{Deseja reprocessar o log?}
    M -->|Sim| N[Clique em Processar log]
    M -->|Não| O[Retorne à lista de logs]
    N --> P[Confirme a ação]
    P --> Q[Aguarde o processamento]
    Q --> R[Verifique o status atualizado]
    R --> S[Busque a conta a receber]
    S --> T[Verifique se o título foi atualizado]
    T --> U{Título atualizado corretamente?}
    U -->|Sim| V[Fim do processo]
    U -->|Não| W[Contate o suporte técnico]
    W --> V
    O --> V

Aviso!

Se apresentar falha no processamento de logs ou notar que logs gateways não estão chegando em seu Sistema, contate o Suporte Técnico.

Data De Crédito - Movimentação Financeira De Baixa Incorreta

Em algumas situações, você pode perceber que uma liquidação de cobrança foi processada com a data de crédito errada. No caso de Gateways e APIs de pagamento, quem informa a data de crédito no Log Gateway é o banco, e o Sistema processará os dados exatamente como estão nesse log.

Se a sua instituição estiver enviando Logs Gateway com a data de crédito incorreta, será necessário entrar em contato com o banco ou a instituição financeira responsável pela emissão das cobranças para solicitar o ajuste. Isso pode ser causado por um erro ou por alguma configuração incorreta no convênio. Em algumas situações, o Log Gateway é enviado antes que a instituição financeira disponibilize a Data de Crédito correta da transação.

Como Corrigir Movimentação Financeira Com Data De Crédito Incorreta

Reenviar Notificação Log Gateway Para o Sistema

A maneira mais eficiente, sempre que possível, é primeiramente realizar o estorno do recebimento da cobrança no Sistema. Depois disso, entre em contato com a instituição de pagamento ou, caso tenha acesso, faça você mesmo o reenvio do Log Gateway para o Sistema. Assim, o log já deve conter a Data de Crédito correta.

Estorno e Recebimento Manual

Se mesmo após o reenvio do Log Gateway a instituição continuar enviando a Data de Crédito incorreta, será necessário realizar o ajuste manualmente. Nesse caso, estorne o recebimento incorreto no Sistema e refaça o recebimento de forma manual. Tenha cuidado para inserir as mesmas informações do pagamento original, alterando apenas a Data de Crédito.

Considerações Finais

O reprocessamento de logs do gateway é uma ferramenta eficaz para preservar a precisão e a confiabilidade dos dados. Seguindo o passo a passo descrito, os usuários conseguem corrigir erros, recuperar informações e manter os registros atualizados e corretos. Contudo, é essencial usar essa funcionalidade com responsabilidade, escolhendo cuidadosamente os logs que precisarão ser reprocessados, evitando assim sobrecarregar desnecessariamente o Sistema.

ETIQUETAS

Logs Gateway Configuracoes Integracao

LEIA TAMBÉM