Aba Contratos 2 - Formulário de Parâmetros Gerais
Introdução
A aba Contratos 2 no Formulário de Parâmetros Gerais oferece configurações adicionais relacionadas a contratos e processos associados. Estas configurações afetam globalmente as operações da empresa.
Acesso ao Formulário
Caminho: Menu Configurações > Parâmetros > Parâmetros Gerais > Aba Contratos 2
Estrutura do Formulário
O formulário está dividido em diversas seções. Cada seção contém campos específicos cuja configuração é necessária para a administração dos contratos.
Campos Obrigatórios
Campo | Descrição |
---|---|
Exige avalista 1: | Define se é necessário um primeiro avalista. |
Exige avalista 2: | Define se é necessário um segundo avalista. |
Parâmetros Disponíveis
Permissões Gerais
- Permitir alterar data cancelamento: Permite a alteração da data de cancelamento do contrato. (Opções: Sim / Não)
- Permitir contrato com filial da conta da carteira de cobrança diferente: Permite contratos com filiais diferentes para contas e carteiras de cobrança. (Opções: Sim / Não)
- Permitir vencimento entre dia 26 e 31: Permite definir vencimentos de contratos entre os dias 26 e 31 do mês. (Opções: Sim / Não)
Informação: Campo "Permitir vencimento entre dia 26 e 31"
Esta opção por default é NÃO pois vencimento neste período pode gerar inconsistência em vários relatórios, por este motivo não recomendamos o uso e não damos manutenção em possíveis problemas.
- Cancelar financeiro vencido ao desativar contrato pelo remanescente: Cancela o financeiro relacionado ao contrato quando este é desativado pelo remanescente. (Opções: Sim / Não)
Informação: Campo "Cancelar financeiro vindo ao desativar contrato pelo remanescente"
Ao marcar como Sim, os boletos vencidos serão cancelados. Se marcar como Não, os boletos vencidos serão mantidos. Mas independente de como esteja marcado esse parâmetro, os boletos que ainda não venceram serão cancelados.
Seção Fidelidade
- Fidelidade padrão em meses: Define o período padrão de fidelidade em meses. (Exemplo: 5)
Informação: Campo "Fidelidade padrão em meses".
O campo determina uma fidelidade padrão para os novos contratos.
- Utilizar alerta de expiração da fidelidade: Ativa/desativa o alerta de expiração da fidelidade. (Opções: Sim / Não)
Informação: Campo "Utilizar alerta de expiração da fidelidade".
Se marcado “SIM”, este parâmetro emitirá um alerta com a quantidade de dias restantes até a data de expiração da fidelidade.
Seção Editor
- Versão do editor: Escolha entre as versões do editor de texto disponíveis. (Opções: CKEditor v4, CKEditor v5)
Informação: Campo "Versão do Editor"
O campo Versão do Editor será exibido apenas para usuários do Suporte Técnico. Caso o usuário deseje realizar alterações nesse campo, será necessário abrir um chamado com a equipe responsável.
Seção E-mail para Assinatura Digital
- Envia e-mail assinatura digital contrato: Define se será enviado um e-mail quando o contrato for assinado digitalmente. (Opções: Sim / Não)
- SMTP para envio de e-mail com contrato assinatura digital: Seleção do servidor SMTP para envio de e-mails com contratos assinados digitalmente.
- E-mail para envio de contrato assinado: Campo para especificar o e-mail de destino para contratos assinados.
Seção Avalistas
- Exige avalista 1: Define se é necessário um primeiro avalista. (Opções: Sim / Não)
- Exige avalista 2: Define se é necessário um segundo avalista. (Opções: Sim / Não)
Seção Desbloqueio de Confiança
- Desbloqueio de confiança (Padrão): Ativa ou desativa o desbloqueio automático por confiança. (Opções: Habilitado/Desabilitado)
- Dias de desbloqueio: Número de dias para manter o contrato desbloqueado. (Exemplo: 5)
- Dias para liberar o botão após o uso: Período de dias após o uso para liberar o botão de desbloqueio. (Exemplo: 60)
Informação: Campo "Dias para liberar o botão após o uso".
Caso não haja pagamento após o cliente utilizar a opção Desbloqueio de confiança na central do assinante, o botão só será exibido novamente após o tempo, em dias, definida nesse campo. Havendo pagamento no período de desbloqueio, esse campo não será levado em consideração e o botão estará disponível da próxima vez em que houver bloqueio.
- Mensagem de Confirmação: Mensagem que será enviada ao confirmar o desbloqueio de confiança.
- Mensagem de Restrição: Mensagem que será enviada ao restringir o desbloqueio de confiança.
Seção Liberação de Redução de Velocidade
- Liberação de redução de velocidade (padrão): Ativa ou desativa a liberação de redução de velocidade de contrato. (Opções: Habilitado/Desabilitado)
- Dias de liberação da redução: Número de dias que o cliente ficara liberado após executar a liberação de redução de velocidade
- Mostrar botão de liberação depois de quantos dias: Número de dias que o usuário poderá usar a liberação de velocidade novamente após ter usado e já ter entrado em restrição
Informação: Campo "Mostrar botão de liberação depois de quantos dias". Sobre: Número de dias que o cliente poderá realizar a liberação novamente após utilizar a liberação de redução de velocidade e ter ficado em restrição. Lembre-se: O cliente precisa realizar no mínimo um pagamento referente ao contrato para que os dias preenchidos nesse campo sejam respeitados e o botão apareça novamente. Exemplo: O campo está preenchido com 5 dias. A opção de liberação foi utilizada dia 12/04. Caso o cliente efetue no minimo um pagamento do contrato, será liberada a possibilidade de utilização do botão no dia 17/04 (5 dias após o uso). Se o pagamento não for efetuado, a opção de liberação permanecerá restrita ao uso.
- Mensagem de confirmação de liberação: Mensagem que é apresentada após o cliente realizar a liberação de redução de velocidade.
- Mensagem de restrição de liberação: Mensagem que é apresentada quando o cliente estiver em restrição e não poder mais usar a liberação de redução de velocidade até regularizar sua situação
Seção Liberar Temporariamente
- Status liberar temporariamente: Define o status do recurso de liberação temporária. (Opções: Habilitado/Desabilitado)
- Renovar liberação temporária após quantos dias: Dias após os quais a liberação temporária será renovada. (Exemplo: 30)
Informação
Campo “Renovar liberação temporária após quantos dias”. Para utilizar a opção de Liberar Temporariamente será respeitado a quantidade de dias inserido neste campo, contando a partir do dia em que o contrato deixou de ter o status de acesso Ativo.
- Quantidade dias de liberação temporária: Quantidade de dias pela qual a liberação temporária estará ativa. (Exemplo: 5)
Seção Suspensão Temporária
- Suspensão temporária (Padrão): Define o status padrão da suspensão temporária do contrato. (Opções: Habilitado/Desabilitado)
- Mostrar na central do assinante: Permite mostrar a suspensão temporária na central do assinante. (Opções: Sim / Não)
- Prolongar a fidelidade de acordo com o tempo da suspensão: Define se deve prolongar a fidelidade conforme a suspensão. (Opções: Sim / Não)
- Tempo mínimo de suspensão: Número mínimo de dias para a suspensão temporária.
Informação
Conforme a regulamentação da ANATEL, este campo deve ser preenchido com um valor igual ou superior a 30 dias.
Aviso
Se o usuário retornar da suspensão em menos de 30 dias, o sistema gerará o valor integral, independentemente do uso no período. Essa regra é aplicada automaticamente para retornos antes do prazo mínimo de 30 dias.
- Tempo máximo de suspensão: Duração máxima, em dias, para a aplicação de uma suspensão temporária.
Informação
Conforme a regulamentação da ANATEL, este campo deve ser preenchido com um valor igual ou inferior a 120 dias.
- Intervalo entre suspensões (meses): Intervalo em meses entre suspensões temporárias.
Informação
Define o intervalo mínimo (em meses) para que uma nova suspensão possa ser solicitada após o retorno do contrato.
Exemplo: Se configurado como 8, o cliente só poderá solicitar uma nova suspensão após 8 meses do fim da anterior.
Importante
Conforme regulamentação da ANATEL, esse intervalo não pode ultrapassar 12 meses, ou seja, o provedor não pode exigir um tempo de espera superior a esse para uma nova solicitação de suspensão.
- Motivo de cancelamento: O motivo que irá informar nos boletos cancelados em decorrência da suspensão temporária do contrato.
- Método de envio das notificações de suspensão: Método de envio das notificações de suspensão. (Opções: SMS, Email, Notificação push)
- Servidor de SMS: Seleciona o servidor de SMS para envio das notificações.
- Servidor de e-mail: Seleciona o servidor de e-mail para envio das notificações.
- Mensagem de ativação: Mensagem enviada ao cliente quando a suspensão temporária do contrato é ativada.
- Avisar antes de acabar a suspensão (dias): Define com quantos dias de antecedência a mensagem de finalização da suspensão será enviada antes do término. A mensagem utilizada será a configurada no campo “Mensagem antes de acabar a suspensão”.
- Mensagem antes de acabar a suspensão: Mensagem enviada ao cliente antes do término da suspensão temporária do contrato. O prazo de envio pode ser configurado no campo “Avisar antes de acabar a pausa (dias)“.
- Mensagem para quando acabar a suspensão: Mensagem enviada ao cliente quando a suspensão temporária do contrato for finalizada.
Considerações Finais
As configurações na aba “Contratos 2” têm impacto significativo nos processos relacionados a contratos. É crucial avaliar cuidadosamente cada opção antes de fazer alterações, considerando as necessidades específicas da empresa e os fluxos de trabalho existentes.
Etiquetas
Parametros Contratos ConfiguracoesGerais