Como Gerar Token para Integrações API

Introdução

A integração via API com o sistema IXC Provedor é uma solução estratégica para conectar sistemas e automatizar processos de forma segura e escalável. Com ela, é possível estabelecer uma comunicação direta entre aplicações, permitindo o envio e recebimento de dados em tempo real.

Acesso à funcionalidade:

Caminho: Configurações > Usuários > Usuário

Requisitos de Uso

Se você precisa integrar o seu sistema a um outro sistema via API é necessário coletar a URL da API (host) do seu servidor e gerar um Token no sistema. Estes dois dados permitirão a comunicação entre as duas plataformas. Neste documento, vamos mostrar como localizar seu Host, gerar um Token no sistema e quais são os cuidados que você deve ter para garantir a segurança da integração.

Entrega de Valor

  • Permite a comunicação direta entre sistemas;
  • Facilita a integração com novas ferramentas e plataformas, garantindo um ecossistema digital eficiente e flexível conforme a necessidade da organização.

Como Identificar a URL API (host)

A URL API (host) de um sistema é uma estrutura de endereço que indica o local onde a API está disponível para acesso. No caso da URL https://seudominio/webservice/v1/, o “seudominio” é o nome de domínio do site onde a API está hospedada, o “webservice” é o diretório onde se encontra a API e o “v1” é a versão da API. A partir desse endereço é possível adicionar os demais endpoints responsáveis por retornar as informações sobre as tabelas do sistema.

Importante:

Vale ressaltar que esse endereço funciona apenas para o consumo da API e não possui uma interface visual para ser acessada pelo navegador, retornando apenas um pop-up solicitando os dados de usuário e senha que seriam referentes ao token.

Gerando um Token API

Para gerar um token API, siga as etapas descritas a seguir:

  1. Acesse menu Configurações > Usuários > Usuário;
  2. No formulário Usuário, clique em Novo ou Editar, caso já tenha criado um usuário para a integração.

Lembre-se:

É importante que o usuário seja exclusivo para a integração, para que os logs de alterações possam identificar se uma determinada ação foi realizada pelo usuário ou pela integração.

  1. Após acessar o formulário de criação ou edição de usuários, você deve marcar a opção Permite acesso a API, na seção API. Essa opção é a responsável por gerar o Token utilizado para acessar os recursos do sistema via API. Depois de marcar a opção, clique em Salvar. Após salvar as alterações no formulário, o Token será gerado automaticamente no campo Token de acesso.

Atenção!

O Token está vinculado ao usuário, portanto, se o e-mail ou a senha do usuário forem alterados, o Token também será alterado automaticamente. Além disso, se o grupo de usuários vinculado ao usuário não tiver as permissões necessárias, o Token não poderá acessar os recursos do sistema via API.

Criando um Grupo de Usuários Exclusivo para a Integração API

Para ter um maior controle dos acessos que as integrações conseguem fazer no sistema e dos IPs que podem acessar o sistema via API, é recomendado criar um grupo de usuários exclusivo para as integrações via API. Siga as etapas descritas a seguir:

  1. Acesse o Menu Configurações > Usuários > Grupo de usuários;
  2. Na página dos grupos de usuários, clique em Novo ou Duplicar Grupo caso já exista um grupo com as permissões necessárias ou aproximadas.
  3. Siga para a seção Redes permitidas para realizar a liberação da rede para viabilizar o acesso ao sistema.
  4. Em seguida, acesse aba de Permissões para definir as permissões do usuário API.
  5. Clique em Salvar para validar as modificações.

Permissões:

As permissões a serem liberadas devem ser confirmadas com a integração. Confirme com a plataforma a seguir integrada quais são as ações que serão utilizadas no sistema para liberar as permissões adequadas. Caso tenha dúvidas de como alterar as permissões de um grupo de usuários, acesse: Permissões do Grupo de Usuários.

Liberando os IPs para a Integração

As integrações API normalmente solicitam a liberação de um IP para que o servidor onde está hospedado a aplicação tenha permissão de acesso ao sistema. Para liberar os IPs da integração no grupo de usuários, siga:

  1. Acesse o Menu Configurações.
  2. Selecione a opção Usuários.
  3. Em seguida selecione a opção Grupo de Usuários.
  4. Na página dos grupos de usuários, clique em Editar.
  5. Siga na seção Permissão de login. No campo Redes permitidas, insira o IP do servidor da aplicação. Lembre-se de separar os IPs por ponto e vírgula (;).
  6. Clique em Salvar para validar as modificações.

Atenção:

Se você não quiser criar um grupo de usuários exclusivo para a integração, é possível liberar o acesso para os IPs das integrações inserindo-os no grupo de usuários vinculado ao usuário Token. No entanto, será necessário liberar os IPs das integrações e dos seus próprios usuários, para que não haja perda de acesso ao IXC Provedor.

Fluxo de Trabalho

flowchart TD
    A[Início] --> B[Acessar Configurações]
    B --> C[Acessar Usuários > Usuários]
    C --> D{Usuário já existe?}
    D -- Sim --> E[Editar Usuário]
    D -- Não --> F[Criar Novo Usuário]
    E --> G[Marcar Permite acesso a API]
    F --> G[Marcar Permite acesso a API]
    G --> H[Salvar Usuário]
    H --> I[Token Gerado]

    I --> J{Grupo de Usuário já existe?}
    J -- Sim --> K[Editar Grupo de Usuário]
    J -- Não --> L[Criar ou Duplicar Grupo]

    K --> M[Verificar/Conceder Permissões]
    L --> M[Definir Permissões conforme integração]

    M --> N[Inserir IPs permitidos]
    N --> O[Fim]

Considerações Finais

Gerar um Token para integrações API é um processo simples, mas é importante ter cuidado para garantir a segurança da integração. Criar um usuário exclusivo, um grupo de usuários com permissões adequadas e controlar os IPs de acesso são medidas essenciais para proteger o sistema e as informações dos usuários.

Etiquetas

API IntegracoesAPI GrupoDeUsuarios

Leia Também